terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Edemir Fernandes Bagon defende dissertação sobre o micronto em sala de aula

O pesquisador Edemir Fernandes Bagon, mestrando pelo PROFLETRAS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, defende, dia 21 de fevereiro de 2018, às 14h30,  no Câmpus 1 da UFMS/CPTL, a dissertação O microconto em sala de aula: leitura e escrita em uma escola de Carapicuíba, SP, em pesquisa realizada Sob orientação do professor Rauer Ribeiro Rodrigues.

A banca de mestrado será composta pelo professor Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS) e pelas professoras Aurora Cardoso de Quadros (UNIMONTES) e Eunice Prudenciano de Souza (UFMS).

Eis o resumo da dissertação:

RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma investigação organizada mediante o desenvolvimento de uma sequência didática pautada na leitura, na análise e na escrita de microcontos literários (encontrados nas esferas de circulação digital e mídia impressa). Na definição estética e estrutural do gênero microconto, fez-se necessária a utilização dos estudos de Lauro Zavala, apresentados em artigos e notas de curso, tais como: De la teoría literaria a la minificción posmoderna (2007); El cuento ultracorto: hacia un nuevo canon literario (1996) e Minificción Contemporánea. La Ficción Ultracorta y la Literatura Posmoderna. Notas de Curso (2011). Com relação à sequência didática elaborada, utilizamos as proposições teóricas defendidas por Dolz, Noverraz e Schneuwly, na obra intitulada Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento (2004). A pesquisa-ação está alinhavada nos princípios metodológicos discutidos por Michel Thiollent, em Metodologia da pesquisa-ação (1988). Considerando os campos da literatura, artes e mídia, este trabalho pedagógico justifica-se por atender às exigências do mundo contemporâneo em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. E, sobretudo, por promover um modelo de ensino da língua materna ancorado na reflexão e uso da linguagem, a partir da vida cotidiana do educando e da fruição literária. Nesse sentido, organizamos estratégias de aprendizagem voltadas para alunos do 6.º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Carapicuíba (SP), tendo em vista a formação de sujeitos aprendizes dotados de atitude responsiva e ativa diante da realidade. As atividades suscitadas na sequência didática (leitura, compreensão, interpretação, escrita e publicação de microcontos na web e/ou mídia impressa) enquadram-se nos eixos de ensino de leitura e análise da linguagem, compreensão e produção textual.  Foram analisadas as produções textuais realizadas pelos alunos, bem como as avaliações externas e internas da escola, com o intuito de serem verificados os níveis de aprendizagem e descritores de habilidades específicas. Após a aplicação da sequência didática, os resultados comparados com dados coletados revelam avanços significativos na aprendizagem das habilidades leitoras/escritoras e, com efeito, em termos qualitativos e motivacionais, indicam um caminho promissor no processo de ensino da língua portuguesa e na formação de leitores e produtores de textos literários e não-literários.
Palavras-chave: Artes e Mídia; Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; Literatura; Microconto; Sequência Didática.



BAGON, Edemir Fernandes. O microconto em sala de aula: leitura e escrita em uma escola de Carapicuíba, SP. Três Lagoas, 2017, 177 fls. (Dissertação de Mestrado - Orientador: Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues) - PROFLETRAS/CTPL/UFMS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário