segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Natália Tano Portela defende dissertação na UFMS

A pesquisadora Natália Tano Portela, integrante do GPLV, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, defende, no dia 22 de fevereiro de 2018, às 14h30,  no Câmpus 1 da UFMS/CPTL, a dissertação Três Facies da mulher em contos de Alciene Ribeiro, resultado de pesquisa realizada sob orientação dos Profs. Drs. Rauer Ribeiro Rodrigues e Eunice Prudenciano de Souza.

A banca de mestrado será composta pelo professor Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS) e pelas professoras Aurora Cardoso de Quadros (UNIMONTES) e Ana Lúcia Espíndola (UFMS).

Eis o resumo da dissertação:

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral a identificação de diferentes qualidades de personagens femininas na obra de Alciene Ribeiro a partir da forma como são apresentadas nas narrativas. O recorte do corpus é composto por nove contos dentre os 61 publicados em livros: "Menina-Nuvem"; "Piquitita"; "O inventor de flores"; "Lar doce lar"; "Transa"; "Ave Maria das Graças Santos"; "A ponta do novelo"; "Mulher em recesso" e "Vinte anos de Amélia". Selecionamos três contos com protagonistas que integrassem cada um dos perfis traçados a partir da faixa etária e nível de liberdade da personagem. Partimos do pressuposto de que as personagens femininas nos contos de Alciene Ribeiro passam por um percurso de socialização em que as meninas, nascidas livres, são submetidas a regimes de normalização e assimilação de comportamentos, tal como postulado por Simone de Beauvoir em O segundo sexo e por Elena Gianini Belotti em Educar para a submissão. Em seguida, na fase adulta, as personagens passam por um período de performance dos comportamentos internalizados sob o jugo da dominação masculina descrita por Pierre Bourdieu, para, anos depois, terem uma espécie de tomada de consciência que as fazem buscar sua liberdade. Em razão das especificidades do gênero conto, não é possível perceber uma mesma personagem passando por todos esses estágios; no entanto, encontramos um padrão que demonstramos ao longo da dissertação. Para tanto, fizemos uma leitura do corpus a partir do princípio do iceberg, de Ernest Hemingway, e das “Teses sobre o Conto”, de Ricardo Piglia, além do palimpsesto na literatura de autoria feminina, conforme descrito por Sandra Gilbert e Susan Gubar.


PALAVRAS-CHAVE: Conto; Literatura Brasileira; Literatura de Autoria Feminina; Mulher; Violência.

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